MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
|
|
27.01- SEGUNDA
|
9h- CREDENCIAMENTO
|
15h - ABERTURA DO EVENTO
- Apresentação Cultural
16h- 17:30 - PLENÁRIA
DO REGIMENTO
- APRESENTAÇÃO DAS DELEGAÇÕES E EXECUTIVAS
Local: Auditório da Reitoria
|
19h- 21:30 - MESA
DE ABERTURA: DERRUBANDO CORONÉIS NA TERRA DO SOL
Prof. Dr. Elcio Gusmão Verçosa (UFAL/SEUNE)
Prof.
Dr. Wilson Sampaio(UFAL/CEDU)
Local: Auditório da Reitoria
|
28.01- TERÇA
|
8:30- 11:30 - MESA 1: Análise de Conjuntura Política-
Os novos, velhos coronéis do mundo
Prof. Dr. Ivo Tonet (ICHCA/ UFAL)
Prof. José Nascimento França (FSSO/UFAL)
Local: Auditório da Reitoria
|
14h- 17:30- MINICURSOS E OFICINAS
Local: Salas de Aula do CEDU
|
19h- 21:30 - MESAS
SIMULTÂNEAS:
-Mesa 2: Tristes trópicos, alegres
trópicos- educação entre o natural, o
cultural e o popular
Local: Auditório do CSAU
Prof. Dr. Walter Matias (CEDU/ UFAL)
Prof. Dr. Álamo Pimentel (CEDU/UFAL/UFBA)
Representantes de Escolas Populares
-Mesa 3: Basta!!! A educação no
enfrentamento às violências de gênero e as fobias sexuais
Local: Auditório da Reitoria
Prof. Juliano Brito (SEMED-UFAL)
(Coletivo
Mulheres Resistem)
|
29.01- QUARTA
|
DIA LIVRE
|
DIA LIVRE
|
DIA LIVRE
|
30.01-QUINTA
|
8:30- 11:30- MESAS SIMULTÂNEAS:
-Mesa 4: Quebrando coronéis..rezando
xangô... Educação, políticas e o real das relações étnico-raciais Local: Auditório do CSAU
Prof. Ms. Marcel Albuquerque
(UFF/UFAL)
Prof. Dr. Siloé Amorim (ICHCA/UFAL)
Prof. Artur Nascimento (Escola
Quilombola)
Fabson Calixto (PPGE-
AENNUFAL)
Local: Auditório da Reitoria
Valber Farias (Representante do Fórum em Defesa
do SUS) (ENESSO)
Prof. Dra. Valéria (FSSO/UFAL)
Prof. Marilza Paveze (UFAL/SERTÃO)
|
13:30- 16h- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
16h- 18h- RODAS DE DIÁLOGO
Local: Salas de Aula do CEDU
|
19h- 21: 30 – GDT´s
Local: Salas de Aula do CEDU
|
31.01- SEXTA
|
8:30-11:30- MESA
SOBRE M.E.
ExAEPe
ExNEPe
FIP- Recife
Prof. Marcos Mesquita (ICHCA- UFAL)
- PLENÁRIA DE PREPARAÇÃO PARA O ATO
Local: Auditório da Reitoria
|
15h- ATO POLÍICO
|
20h- REUNIÃO COM AS DELEGAÇÕES
|
01.02- SÁBADO
|
9h - PLENÁRIA FINAL
Local: Auditório da Reitoria
|
13h - PLENÁRIA FINAL
17h - ADEUS PEDAGÓGICO
Local: Auditório da Reitoria
|
§§
ALMOÇO- DAS 11:30 AS 13:00 ( NO DIA LIVRE NÃO HAVERÁ ALMOÇO)
ALMOÇO- DAS 11:30 AS 13:00 ( NO DIA LIVRE NÃO HAVERÁ ALMOÇO)
§
CAFÉ DA MANHÃ- DAS 6:30 ÀS 8:00
CAFÉ DA MANHÃ- DAS 6:30 ÀS 8:00
§
JANTAR- DAS 17:30 ÀS 19:00
JANTAR- DAS 17:30 ÀS 19:00
§
CULTURAL- DAS 22:00 ÀS 2:00
Explicações a cerca dos Espaços deliberativos e de encaminhamentos do Encontro:
CULTURAL- DAS 22:00 ÀS 2:00
Explicações a cerca dos Espaços deliberativos e de encaminhamentos do Encontro:
Os
chamados espaços deliberativos são os que o coletivo da maioria dos(as)
estudantes reunidos tomam decisões sobre bandeiras e pontos de lutas a serem
pautados, debatidos e reivindicados pelo Movimento Estudantil de Pedagogia.
Existem vários espaços onde deliberações podem ser tomados. Nos Encontros do
MEPe, usamos de um espaço principal: AS PLENÁRIAS.
Para que servem?
Mas
o que é a Plenária? É o maior espaço onde nos reunimos e deliberamos em conjunto. Ou seja, é
uma reunião, onde se convoca a participação de todos(as) estudantes. Neste
encontro, temos quatro plenárias programas: Plenária Inicial, Plenária do Ato,
Plenária Estatutária e Plenária Final. Caso um grupo, uma delegação, ou a
maioria de estudantes sintam a necessidade em convocar uma Plenária
Extraordinária, o assunto é levado aos espaços que centralizam a maioria dos
estudantes – como uma mesa redonda – para consulta em se realizar a Plenária ou
não; ou, ainda podendo ser convocada pela ExNEPe.
Quem conduz as
Plenárias?
A
mesa diretora das Plenárias é composta por três mediadores: o(a) presidente da
mesa (responsável por dialogar as propostas, entre a plenária), secretário(a)
da mesa (responsável na sistematização de inscritos para intervenções, tempo de
fala, e no auxílio ao(à) presidente), e o(a) relator(a) (responsável pela
composição da relatoria/ata da plenária). Todos(as) os(as) três mediadores(as)
devem procurar conduzir a Plenária em consenso.
Como funciona?
A
metodologia – forma que a Plenária será conduzida – deve ser proposta,
apresentada e decidida pela mesa diretora, em total acordo com o desejo da
Plenária – como blocos de intervenções, defesas, apresentações de propostas,
tempos de fala, etc. As plenárias que forem usar de textos para serem
deliberados, normalmente, usam de
quatro destaques (pedido para fazer alguma intervenção):
1 – Alteração: usado para alterar o
texto;
2 – Adendo: usado para inserir
texto/proposta;
3 – Esclarecimento: usado quando não se
entende a proposta, ou algum ponto da proposta;
4 – Supressão: usado para suprimir,
eliminar a proposta.
Toda plenária, assembleia, reunião
política usa de regras básicas, tais como:
a.
Questão
de ordem: solicitação de fazer esclarecimento sobre a forma de conduta dos
trabalhos, de acordo com legislações, estatuto da ExNEPe, Regimento Interno, ou
das condutas que a mesa tem tomado. Qualquer pessoa pode fazer a solicitação
que precede qualquer conduta/assunto.
b.
Esclarecimento:
solicitação de esclarecimento, quando há uma dúvida, pertinente ao assunto em questão. Assim como
a “questão de ordem”, pode ser feito por qualquer pessoa, e precede qualquer
conduta/assunto, exceto o item “a”.
c.
Encaminhamento:
proposta de como encaminhar assunto/tema em debate, ou pedido para que a mesa
encaminhe o mais breve possível, quando se percebe que se está delongando no
assunto em questão.
d.
Conduta
para votação: o voto é a última instância a que a mesa recorre. Antes disso,
ela busca a mediação das propostas, quando há propostas em contrárias ou não há
consenso entre a plenária. Não sendo possível o consenso, a mesa abre tempo de
fala para defesa de propostas postas em cheque, e delibera “regime de votação”
– quando não se pode mais fazer qualquer intervenção, para que se possa
encaminhar a votação com isonomia. Os votos podem se dar favoráveis, contrários ou abstenções à(s) proposta(s)
votada(s).
e.
Declaração
de voto: a declaração de voto é realizada após a votação, e usada para
argumentar o porque de seu voto. Nesse tipo de Plenária, só se adota a
declaração de voto, em caso de abstenções.
Plenária
Inicial:
Um dos primeiro espaços do encontro, é a dita reunião do encontro que dá início
ao encontro, apresentando as executivas estaduais e os seus representantes na
ExNEPe; o Regimento Interno, e outros encaminhamentos feitos pela CO do
encontro, ExNEPe e demais estudantes presentes.
O
Regimento Interno é o documento, que, como o próprio nome diz, rege a conduta
do encontro, expondo quais e como funcionam os espaços, funções e capacidade de
tomar decisões cabíveis a C.O. e/ou ExNEPe, que não constem no estatuto; as
condutas legais e ilegais a serem tomadas pelos estudantes. O intuito é de dar
uma boa organicidade ao encontro e ao coletivo. O Regimento Interno é regido pela
C.O. e/ou ExNEPe, anterior a realização do encontro, e colocada para a Plenária
para discussão e decisões de como o documento será composto. Após o
encerramento de sua votação, a C.O. tem a obrigação em divulgar o documento,
para que fique acessível ao coletivo participante do encontro. Para alterar
alguma coisa no documento, é necessário convocar uma Plenária extraordinária,
durante o encontro.
Plenária do Ato: espaço de
decisões do tema e pontos de pauta da reivindicação a ser realizada pelo Ato
dos estudantes de pedagogia, que acontece durante o encontro. O ato tem o
intuito de levar à público e ao governo e lideranças locais, as reivindicações
estudantis. Também é tirado durante a Plenária, a forma de organização e
comissões que comporão o ato.
Plenária Final: Nesta, são
discutidos e deliberadas as propostas lançadas durantes os GDT”s, para compor o
Plano de Lutas da ExNEPe. O Plano de Lutas é o documento final do encontro, que
delibera sobre questões a serem executadas pelo Movimento Estudantil de
Pedagogia (CA’s, DA’s, Executivas e estudantes do curso) e pela ExNEPe, tais
como formas de organização, pontos de reivindicações, moções (texto políticos
que apresentam um posicionamento da entidade sobre um assunto), e bandeiras de
lutas (reivindicações/posicionamentos pautadas por vários movimentos e
organizações sociais, acerca de um mesmo assunto). Também são levadas a esta
Plenária a escolha da próxima sede do Encontro, entre outro pontos de pautas,
como avaliação do encontro, prestação de contas, etc.
Grupos de
discussão:
Um dos últimos espaços realizados anterior às Plenárias Estatutária e Final são
espaços que acontecem após o acúmulo de debate, durante o encontro, sobre
assuntos pautados. O espaço é mediado por uma pessoa e relatado por outra. Toda
proposta lançada no GDT deve ser apresentada à Plenária. As propostas são
sistematizadas em um documento único, para que facilite a organização da
Plenária a ser realizada. Haverá dois espaços de GDT’s:
1. GDT’s de
Reformulação do Estatuto – espaço destinado a se discutir o estatuto da ExNEPe,
e portanto, a própria entidade e o Movimento Estudantil de Pedagogia.
2. GDT’s temáticos
– espaços destinados a discutir os eixos temáticos do encontro, e tem o intuito
em levantar questões sobre tais temas, a serem defendidos pela nossa entidade
estudantil.
Cada um dos
GDT’s oferecerão espaços simultâneos, afim de que se forme grupos menores, e
possibilite um debate mais qualificado. Os GDT’s Estatutário terão a mesma
temática em discussão.
Já os GDT’s temáticos serão separados por temas (eixos
temáticos do projeto do encontro).
Reuniões de
Delegação:
este espaço é tirado para que as delegações se reúnam com seus pares (pessoas
da mesma delegação), no intuito de fazerem uma avaliação do encontro, uma
divisão de interessados a participarem de “quais” GDT’s, quais próximas sedes
de espaços nacionais irão apoiar, entre outras coisas que a delegação achar
pertinente. A delegação tem autonomia de convocar uma reunião para tal, a
qualquer momento, durante o encontro, inclusive, para fazer uma avaliação do
encontro, fazer apontamentos e dialogar com a C.O./ExNEPe, e inclusive, ver
possibilidades de ajudar em algo, durante o encontro.
Mesas redondas: apresentação de
temáticas em que facilitadores (palestrantes) introduzam a discussão durante um
determinado tempo, expondo dados e opiniões e, a seguir, são arguidos pelos
participantes da atividade – ou seja, são abertos blocos de inscrições, para
que a plenária possa fazer perguntar, apontamentos, expor opinião, etc.
Rodas de diálogo: metodologia
gerada da teoria pedagógica freireana, é um espaço de debate com temas
distintos, visando um maior aprofundamento de temas através de uma metodologia
de participação horizontal – todos têm espaço para expor dados e opiniões,
assim como qualquer pessoa pode ser arguida por outro participante, realizando
um debate dinâmico. A proposta da metodologia é que todos possam tanto ensinar
quanto aprender, ao mesmo tempo.
Apresentação de
trabalhos – orais, oficinas, pôsteres: Os trabalhos
orais funcionam como espécie de seminários, em que se apresenta uma
pesquisa, projeto ou ação, desenvolvendo uma discussão em torno do objeto em
discussão, usando de recursos explicativos e ilustrativos, e que permite o
debate entre os vários sujeitos participantes da atividade. Os pôsteres
são obrigatoriamente ilustrativos e autoexplicativos, e funcionam com a
exposição do autor sobre seu trabalho. As oficinas são modalidade de formação contínua, aplicada com
o intuito de que o participante saiba realizar/fazer na prática ou processual
do objeto em estudo, consolidando ações ou produções de materiais; ou aplicada
com aperfeiçoamento da prática; não possui um método de realização fixo,
adaptando-se de acordo com o intuito e o próprio desenvolvimento da atividade.
Ato público/manifestação: momento em que os estudantes reunidos expõem para toda a sociedade
suas bandeiras de luta através de passeata que percorre local de visibilidade
na cidade sede do Encontro. Podendo (ou não) se dirigir a algum órgão público
no qual pode ser apresentada determinada pauta de reivindicações. A organização do ato público/manifestação se
dá por meio de Plenária realizada no próprio encontro para este fim, ficando
sua coordenação sob a responsabilidade de Comissão eleita na referida
assembleia conjuntamente à EXNEPe e a Comissão Organizadora do ENEPe.
Dia livre: dia
reservado para que os estudantes participantes do encontro (de forma
independente da Comissão Organizadora) possam conhecer a cidade e/ou região na
qual se realiza o evento, particularmente seus pontos turísticos. A Comissão
Organizadora não têm a responsabilidade de organizar atividades para este fim,
mas, na medida do possível, busca facilitar a localização e acesso dos
estudantes aos principais pontos turísticos da cidade sede do evento.
Intervenção Cultural: espaços de formação artístico/cultural, entretenimento e diversão dos
estudantes que ocorrem no encerramento de cada dia do Encontro. Tanto as
atividades culturais como as festas têm horários previstos para seu inicio e
encerramento, sendo parte fundamental do Encontro.
Prestação de Contas: na primeira reunião da EXNEPe após o Encontro Nacional deve ser
apresentada prestação de contas do ENNOEPe, contendo planilha com toda
arrecadação e gastos provenientes do Encontro, assim como documentos que
comprovem os dados apresentados.
(Texto retirado do caderno explicativo do 32º ENEPe - adaptado pela Executiva Alagoana de Estudantes de Pedagogia).
Olá boa tarde, queria saber a programação direito, pois a imagem está ruim de visualizar. Como faço?
ResponderExcluir