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Programação

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PROGRAMAÇÃO DO 11º ENNOEPe- MACEIÓ- 2014

DATA
MANHÃ
TARDE
NOITE


27.01- SEGUNDA


9h- CREDENCIAMENTO


15h - ABERTURA DO EVENTO
- Apresentação Cultural

16h- 17:30 -  PLENÁRIA DO REGIMENTO
- APRESENTAÇÃO DAS DELEGAÇÕES E EXECUTIVAS

Local: Auditório da Reitoria


19h- 21:30 -  MESA DE ABERTURA: DERRUBANDO CORONÉIS NA TERRA DO SOL

Prof. Dr. Elcio Gusmão Verçosa (UFAL/SEUNE)
Prof. Dr. Wilson Sampaio(UFAL/CEDU)
Local: Auditório da Reitoria


28.01- TERÇA


8:30- 11:30 - MESA 1:  Análise de Conjuntura Política- Os novos, velhos coronéis do mundo

Prof. Dr. Ivo Tonet (ICHCA/ UFAL)
Prof. José Nascimento França (FSSO/UFAL)

Local: Auditório da Reitoria



14h- 17:30- MINICURSOS E OFICINAS
Local: Salas de Aula do CEDU


19h- 21:30 -  MESAS SIMULTÂNEAS:
-Mesa 2: Tristes trópicos, alegres trópicos- educação  entre o natural, o cultural e o popular
 Local: Auditório do CSAU

Prof. Dr. Walter Matias (CEDU/ UFAL)
Prof. Dr. Álamo Pimentel (CEDU/UFAL/UFBA)
Representantes de Escolas Populares

-Mesa 3: Basta!!! A educação no enfrentamento às violências de gênero e as fobias sexuais

Local: Auditório da Reitoria

Prof. Juliano Brito (SEMED-UFAL)
 (Coletivo Mulheres Resistem)
29.01- QUARTA

DIA LIVRE
DIA LIVRE
DIA LIVRE






30.01-QUINTA






8:30- 11:30- MESAS SIMULTÂNEAS:
-Mesa 4: Quebrando coronéis..rezando xangô... Educação, políticas e o real das relações étnico-raciais  Local: Auditório do CSAU

Prof. Ms. Marcel Albuquerque (UFF/UFAL)

Prof. Dr. Siloé Amorim (ICHCA/UFAL)

Prof. Artur Nascimento (Escola Quilombola)

Fabson Calixto (PPGE- AENNUFAL)

Local: Auditório da Reitoria

Valber Farias (Representante do Fórum em Defesa do SUS) (ENESSO)

Prof. Dra. Valéria (FSSO/UFAL)

Prof. Marilza Paveze (UFAL/SERTÃO)










13:30- 16h- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

16h- 18h- RODAS DE DIÁLOGO
Local: Salas de Aula do CEDU






19h- 21: 30 – GDT´s
Local: Salas de Aula do CEDU






31.01- SEXTA






8:30-11:30-  MESA SOBRE M.E.
ExAEPe
ExNEPe
FIP- Recife
Prof. Marcos Mesquita (ICHCA- UFAL)


- PLENÁRIA DE PREPARAÇÃO PARA O ATO
Local: Auditório da Reitoria







15h- ATO POLÍICO






20h- REUNIÃO COM AS DELEGAÇÕES


01.02- SÁBADO


9h - PLENÁRIA FINAL
Local: Auditório da Reitoria


13h - PLENÁRIA FINAL

17h - ADEUS PEDAGÓGICO
Local: Auditório da Reitoria

§§  
ALMOÇO- DAS 11:30 AS 13:00 ( NO DIA LIVRE NÃO HAVERÁ ALMOÇO)
§     
CAFÉ DA MANHÃ- DAS 6:30 ÀS 8:00
§    
 JANTAR- DAS 17:30 ÀS 19:00
§  
   CULTURAL- DAS 22:00 ÀS 2:00


Explicações a cerca dos Espaços deliberativos e de encaminhamentos do Encontro:

Os chamados espaços deliberativos são os que o coletivo da maioria dos(as) estudantes reunidos tomam decisões sobre bandeiras e pontos de lutas a serem pautados, debatidos e reivindicados pelo Movimento Estudantil de Pedagogia. Existem vários espaços onde deliberações podem ser tomados. Nos Encontros do MEPe, usamos de um espaço principal: AS PLENÁRIAS.

Para que servem?

Mas o que é a Plenária? É o maior espaço onde nos reunimos e deliberamos em conjunto. Ou seja, é uma reunião, onde se convoca a participação de todos(as) estudantes. Neste encontro, temos quatro plenárias programas: Plenária Inicial, Plenária do Ato, Plenária Estatutária e Plenária Final. Caso um grupo, uma delegação, ou a maioria de estudantes sintam a necessidade em convocar uma Plenária Extraordinária, o assunto é levado aos espaços que centralizam a maioria dos estudantes – como uma mesa redonda – para consulta em se realizar a Plenária ou não; ou, ainda podendo ser convocada pela ExNEPe.


Quem conduz as Plenárias?

A mesa diretora das Plenárias é composta por três mediadores: o(a) presidente da mesa (responsável por dialogar as propostas, entre a plenária), secretário(a) da mesa (responsável na sistematização de inscritos para intervenções, tempo de fala, e no auxílio ao(à) presidente), e o(a) relator(a) (responsável pela composição da relatoria/ata da plenária). Todos(as) os(as) três mediadores(as) devem procurar conduzir a Plenária em consenso.

Descrição: C:\Users\Claudiane\Desktop\ocupar_mafalda1.jpgComo funciona?

A metodologia – forma que a Plenária será conduzida – deve ser proposta, apresentada e decidida pela mesa diretora, em total acordo com o desejo da Plenária – como blocos de intervenções, defesas, apresentações de propostas, tempos de fala, etc. As plenárias que forem usar de textos para serem deliberados, normalmente, usam de quatro destaques (pedido para fazer alguma intervenção):

1 – Alteração: usado para alterar o texto;
2 – Adendo: usado para inserir texto/proposta;
3 – Esclarecimento: usado quando não se entende a proposta, ou algum ponto da proposta;
4 – Supressão: usado para suprimir, eliminar a proposta.

Toda plenária, assembleia, reunião política usa de regras básicas, tais como:

a.    Questão de ordem: solicitação de fazer esclarecimento sobre a forma de conduta dos trabalhos, de acordo com legislações, estatuto da ExNEPe, Regimento Interno, ou das condutas que a mesa tem tomado. Qualquer pessoa pode fazer a solicitação que precede qualquer conduta/assunto.
b.    Esclarecimento: solicitação de esclarecimento, quando há uma dúvida, pertinente ao assunto em questão. Assim como a “questão de ordem”, pode ser feito por qualquer pessoa, e precede qualquer conduta/assunto, exceto o item “a”.
c.    Encaminhamento: proposta de como encaminhar assunto/tema em debate, ou pedido para que a mesa encaminhe o mais breve possível, quando se percebe que se está delongando no assunto em questão.
d.   Conduta para votação: o voto é a última instância a que a mesa recorre. Antes disso, ela busca a mediação das propostas, quando há propostas em contrárias ou não há consenso entre a plenária. Não sendo possível o consenso, a mesa abre tempo de fala para defesa de propostas postas em cheque, e delibera “regime de votação” – quando não se pode mais fazer qualquer intervenção, para que se possa encaminhar a votação com isonomia. Os votos podem se dar favoráveis, contrários ou abstenções à(s) proposta(s) votada(s).

e.    Declaração de voto: a declaração de voto é realizada após a votação, e usada para argumentar o porque de seu voto. Nesse tipo de Plenária, só se adota a declaração de voto, em caso de abstenções.

Plenária Inicial: Um dos primeiro espaços do encontro, é a dita reunião do encontro que dá início ao encontro, apresentando as executivas estaduais e os seus representantes na ExNEPe; o Regimento Interno, e outros encaminhamentos feitos pela CO do encontro, ExNEPe e demais estudantes presentes.

O Regimento Interno é o documento, que, como o próprio nome diz, rege a conduta do encontro, expondo quais e como funcionam os espaços, funções e capacidade de tomar decisões cabíveis a C.O. e/ou ExNEPe, que não constem no estatuto; as condutas legais e ilegais a serem tomadas pelos estudantes. O intuito é de dar uma boa organicidade ao encontro e ao coletivo. O Regimento Interno é regido pela C.O. e/ou ExNEPe, anterior a realização do encontro, e colocada para a Plenária para discussão e decisões de como o documento será composto. Após o encerramento de sua votação, a C.O. tem a obrigação em divulgar o documento, para que fique acessível ao coletivo participante do encontro. Para alterar alguma coisa no documento, é necessário convocar uma Plenária extraordinária, durante o encontro.

Plenária do Ato: espaço de decisões do tema e pontos de pauta da reivindicação a ser realizada pelo Ato dos estudantes de pedagogia, que acontece durante o encontro. O ato tem o intuito de levar à público e ao governo e lideranças locais, as reivindicações estudantis. Também é tirado durante a Plenária, a forma de organização e comissões que comporão o ato.

Plenária Final: Nesta, são discutidos e deliberadas as propostas lançadas durantes os GDT”s, para compor o Plano de Lutas da ExNEPe. O Plano de Lutas é o documento final do encontro, que delibera sobre questões a serem executadas pelo Movimento Estudantil de Pedagogia (CA’s, DA’s, Executivas e estudantes do curso) e pela ExNEPe, tais como formas de organização, pontos de reivindicações, moções (texto políticos que apresentam um posicionamento da entidade sobre um assunto), e bandeiras de lutas (reivindicações/posicionamentos pautadas por vários movimentos e organizações sociais, acerca de um mesmo assunto). Também são levadas a esta Plenária a escolha da próxima sede do Encontro, entre outro pontos de pautas, como avaliação do encontro, prestação de contas, etc.

Grupos de discussão: Um dos últimos espaços realizados anterior às Plenárias Estatutária e Final são espaços que acontecem após o acúmulo de debate, durante o encontro, sobre assuntos pautados. O espaço é mediado por uma pessoa e relatado por outra. Toda proposta lançada no GDT deve ser apresentada à Plenária. As propostas são sistematizadas em um documento único, para que facilite a organização da Plenária a ser realizada. Haverá dois espaços de GDT’s:

1.      GDT’s de Reformulação do Estatuto – espaço destinado a se discutir o estatuto da ExNEPe, e portanto, a própria entidade e o Movimento Estudantil de Pedagogia.
2.      GDT’s temáticos – espaços destinados a discutir os eixos temáticos do encontro, e tem o intuito em levantar questões sobre tais temas, a serem defendidos pela nossa entidade estudantil.
Cada um dos GDT’s oferecerão espaços simultâneos, afim de que se forme grupos menores, e possibilite um debate mais qualificado. Os GDT’s Estatutário terão a mesma temática em discussão. Já os GDT’s temáticos serão separados por temas (eixos temáticos do projeto do encontro).

Reuniões de Delegação: este espaço é tirado para que as delegações se reúnam com seus pares (pessoas da mesma delegação), no intuito de fazerem uma avaliação do encontro, uma divisão de interessados a participarem de “quais” GDT’s, quais próximas sedes de espaços nacionais irão apoiar, entre outras coisas que a delegação achar pertinente. A delegação tem autonomia de convocar uma reunião para tal, a qualquer momento, durante o encontro, inclusive, para fazer uma avaliação do encontro, fazer apontamentos e dialogar com a C.O./ExNEPe, e inclusive, ver possibilidades de ajudar em algo, durante o encontro.

Mesas redondas: apresentação de temáticas em que facilitadores (palestrantes) introduzam a discussão durante um determinado tempo, expondo dados e opiniões e, a seguir, são arguidos pelos participantes da atividade – ou seja, são abertos blocos de inscrições, para que a plenária possa fazer perguntar, apontamentos, expor opinião, etc.
Descrição: C:\Users\Claudiane\Desktop\p045.gif
Rodas de diálogo: metodologia gerada da teoria pedagógica freireana, é um espaço de debate com temas distintos, visando um maior aprofundamento de temas através de uma metodologia de participação horizontal – todos têm espaço para expor dados e opiniões, assim como qualquer pessoa pode ser arguida por outro participante, realizando um debate dinâmico. A proposta da metodologia é que todos possam tanto ensinar quanto aprender, ao mesmo tempo.

Apresentação de trabalhos – orais, oficinas, pôsteres: Os trabalhos orais funcionam como espécie de seminários, em que se apresenta uma pesquisa, projeto ou ação, desenvolvendo uma discussão em torno do objeto em discussão, usando de recursos explicativos e ilustrativos, e que permite o debate entre os vários sujeitos participantes da atividade. Os pôsteres são obrigatoriamente ilustrativos e autoexplicativos, e funcionam com a exposição do autor sobre seu trabalho. As oficinas são modalidade de formação contínua, aplicada com o intuito de que o participante saiba realizar/fazer na prática ou processual do objeto em estudo, consolidando ações ou produções de materiais; ou aplicada com aperfeiçoamento da prática; não possui um método de realização fixo, adaptando-se de acordo com o intuito e o próprio desenvolvimento da atividade.

Ato público/manifestação: momento em que os estudantes reunidos expõem para toda a sociedade suas bandeiras de luta através de passeata que percorre local de visibilidade na cidade sede do Encontro. Podendo (ou não) se dirigir a algum órgão público no qual pode ser apresentada determinada pauta de reivindicações.  A organização do ato público/manifestação se dá por meio de Plenária realizada no próprio encontro para este fim, ficando sua coordenação sob a responsabilidade de Comissão eleita na referida assembleia conjuntamente à EXNEPe e a Comissão Organizadora do ENEPe.

Dia livre: dia reservado para que os estudantes participantes do encontro (de forma independente da Comissão Organizadora) possam conhecer a cidade e/ou região na qual se realiza o evento, particularmente seus pontos turísticos. A Comissão Organizadora não têm a responsabilidade de organizar atividades para este fim, mas, na medida do possível, busca facilitar a localização e acesso dos estudantes aos principais pontos turísticos da cidade sede do evento.

Intervenção Cultural: espaços de formação artístico/cultural, entretenimento e diversão dos estudantes que ocorrem no encerramento de cada dia do Encontro. Tanto as atividades culturais como as festas têm horários previstos para seu inicio e encerramento, sendo parte fundamental do Encontro.

Prestação de Contas: na primeira reunião da EXNEPe após o Encontro Nacional deve ser apresentada prestação de contas do ENNOEPe, contendo planilha com toda arrecadação e gastos provenientes do Encontro, assim como documentos que comprovem os dados apresentados.

(Texto retirado do caderno explicativo do 32º ENEPe - adaptado pela Executiva Alagoana de Estudantes de Pedagogia). 








Um comentário:

  1. Olá boa tarde, queria saber a programação direito, pois a imagem está ruim de visualizar. Como faço?

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